top of page

Dica de Passeio com Gastronomia Orgânica “Parque da Água Branca”

  • luisgg5
  • 10 de mar. de 2014
  • 3 min de leitura

Parque_Água_Branca__(1)_edited.JPG
Parque_Água_Branca__(2)_edited.JPG
Parque_Água_Branca__(4)_edited.JPG
Parque_Água_Branca__(6)_edited.JPG
Parque_Água_Branca__(10)_edited.JPG
Parque_Água_Branca__(8).JPG
Parque_Água_Branca__(7).JPG
Parque_Água_Branca__(5).JPG
Parque_Água_Branca__(3).JPG

No centro de São Paulo, na Avenida Francisco Matarazzo 455, O Parque Dr. Fernando da costa – ou Parque da Água Branca, como é conhecido -, foi criado em 2 de junho de 1929 pelo então secretário de Agricultura, Fernando Costa. Com uma área atual de quase 137 mil metros quadrados, pouco mais de 79 mil de área verde, 27 mil edificada e 30 mil de área pavimentada (ruas, alamedas e pátios). Os prédios em estilo normando, projetados por Mário Whately, e os vitrais do portal de entrada, em estilo art déco, desenhados por Antonio Gomide e datados de 1935, são atrativos à parte. Não se trata de uma reserva de mata nativa, mas um parque totalmente implantado, desde a construção até a vegetação. O número aproximado de espécies arbóreas adultas é de três mil. Há ainda diversas espécies utilizadas para fins paisagísticos e de alimentação para animais. Hoje, o Parque recebe um público composto não apenas por moradores do entorno, como também de diversas regiões, que ali praticam atividades físicas, participam de cursos e se deliciam com a paisagem e o caráter rural que inspira a área.

Uma das atrações do Parque é FEIRA ORGÂNICA que acontecem quatro vezes por semana: terça feira, das 7h às 12h e das 16h30 às 20h30; sábado e domingo das 7h às 12h. Além de ser uma ótima opção de compras por serem produtos livres de agrotóxicos e frescos, e fazerem bem a saúde. No final você pode se deliciar de um café da manhã orgânico ao ar livre, com direito a cafezinho passado na hora com pães e bolos fresquinhos. Você até acaba esquecendo que está na agitação de São Paulo parecendo estar em um fazenda.

Outros atrativos do parque:

Aquário

Nele estão expostas as espécies mais significativas das bacias hidrográficas do Estado e de outras regiões. O projeto dá subsídio para que o visitante conheça a biologia e a importância comercial das espécies de valor econômico para aquicultura e pesca.

Arena

Localizada no “coração” do Parque, além dos cursos de equitação, o local também é utilizado para a prática de corridas e caminhadas.

Casa do Caboclo

Inaugurada em 1999, é uma réplica das casas existentes no interior ou zonas rurais. Na Casa de Caboclo pode-se provar a cavaca (broa de milho assada na chapa do fogão à lenha), acompanhada de café, bolo de fubá, ao som da boa moda de viola.

Espaço Leitura

O Espaço de Leitura PraLer é uma ação da Poiesis – Organização Social de Cultura, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP. No local é disponibilizado livros para consulta local, como: literatura brasileira, literatura estrangeira, literatura infanto-juvenil, poesia, artes, revistas e outras publicações.

Museu Geológico

Mantido pelo Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente, o Mugeo possui exposições permanentes que apresentam minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos.

Pergolados

Construídos a partir de estruturas únicas, apoiadas em colunas feitas de elementos paralelos, que dão ainda mais charme e beleza à vegetação existente no local. As pessoas utilizam para complementação para atividades.

Playgrounds

Com brinquedos destinados a crianças até dez anos, estão localizados nas proximidades do Aquário.

Praça do Idoso e Espaço Melhor Idade

Inaugurados em outubro de 2008 pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), são locais reservados para a organização de atividades com grupos terceira idade.

Tattersal

Prédio em formato octagonal onde acontecem apresentações multiculturais, com capacidade para receber 179 pessoas sentadas.

Bambuzal

Muito utilizado para meditação, música, pratica de tai chi chuan e outras artes que visam o bem estar.Trilha do Pau BrasilEspaço em que espécies da Mata Atlântica podem ser observadas pelos visitantes.

Fica a dica para quem ama a natureza e busca mais qualidade de vida!!!

Mais informações no site:

Parque: http://parqueaguabranca.sp.gov.br

Associação de Agricultura Orgânica: http://www.aao.org.br

 
 
 

Comentários


© 2020 by Gustavo Castro. 

bottom of page